terça-feira, junho 10

Flipside Fanzine


-O fanzine Flipside faz parte da vanguarda dos zines punks. Começou em agosto de 77, com a tiragem inicial de 100 cópias, cobrindo a cena de musica punk de Los Angeles. No princípio eram 4 páginas de xerox, no esquema faça-você-mesmo. Porém, a revista chegou a ter uma tiragem de 8000 cópias (mais de 150 páginas e capa de papel couchê).
-Entre 77 e 84 a revista que cobriria apenas a cena local tomou proporções globais. Durante esse período a Flipside realizou diversas entrevistas com bandas do cenário punk internacional, e cobriu vários shows de punk rock na região de Los Angeles. Basta observar o número de resenhas de shows nas edições do Zine.
-No início de 78 a tiragem já havia quadruplicado. O que demonstra que a cena estava crescendo muito rapidamente. Muitas bandas novas e shows quase todos os fins de semana eram a matéria-prima da revista. Segundo Michele Flipside no site em memória ao Zine esses foram os anos dourados da revista, período que marcou uma “era” de grande importância na cena punk americana, especialmente a californiana, e mundial em geral.
1979 – Flipside #16
- A revista alcança a tiragem de 1000 cópias, e traz uma entrevista com Dave Vanian do The Damned, nesse momento fica claro que o punk havia se tornado uma rede mundial de contatos. As bandas começam a excursionar e trocar contatos, o que favoreceu esse intercâmbio de idéias e experiências entre os punks de diversos lugares. Nos números seguintes o número de entrevistas e resenhas de shows aumenta
expressivamente. Inclusive bandas de fora dos EUA, como: The Clash, Siouxie and the Banshes, D.O.A, Buzzcocks, Sham 69, Madness, Stiff Little Fingers, Subhumans(Canadá).Dá pra imaginar como a cena estava movimentada naquele momento.
1981 Flipside #26 Greatest hits vol 1-
Esse número é dedicado especialmente ao período que vai do verão de 77 até 79. Após 4 anos de trabalho, centenas de entrevistas, resenhas de shows e bandas nada mais justo que uma edição como esta. Entrevistas com: The Germs, Dave Trout (the Weirdos), Backstage Pass, Rodney
Bingenheimer, The Quick, The Skulls, The Bags, F-Word, The Zeros, Screamers, The Controllers, The Dickies, X, The Plugz, Middle Class, Joan Jett, Alex Ferguson (ATV), The Weirdos, Randy Stodola (Alleycats), The Dils, Go-Go's, Rhino 39, Mau Maus, 999,
Flyboys e Dave Vanian (Damned).






1983 – Flipside #39- Seis anos de revista, tiragem de 6500 exemplares. Entrevistas com No Trend, Die Kreuzen, Stretch Marks, Brian "Pushead" Shroder, Stalag 13, Decry, Anti-Nowhere League, Government Issue, The confederate, Articles of Faith, Twisted Sister, Kraut, Alec Mackay, Emitt Rhodes, Philip Blues, Saint Vitus Dance Band, GBH, Band Conflict,e Sin 34. -Esse número também contou com uma edição em vídeo de shows, o Flipside Video Fanzine #1, com as bandas: Social Distortion, Vandals, Sin 34, black Flag, RF7, DI, TSOL, Descendents, MDC, Circle Jerks, Husker Du, Youth Brigade and Black Flag. Diversão garantida nos anos dourados do vídeo-cassete! O Flipside também apareceu na TV nesse momento.A aparição foi num programa de chamado “Media Blitz”, em um canal de TV a cabo chamado La Miranda.
O fim de uma era...

Michele deixou de escrever para o Flipside no verão de 83. Para ela, que colaborou dos números 19 ao 38, a cena musical estava mudando e isto significava o fim de uma era. Durante os anos em que colaborou para a revista, Michele cuidava das cartas do leitores (o que ela particularmente gostava muito),foi responsável por cobrir shows principalmente em Huntington Beach ("HB"), região de Los Angeles. Entrevistou bandas como: China White, The Hated, Bad Religion, Agent Orange, Adolescents, Jerry Roach. Também fez resenhas de shows na área de São Francisco.


Veja mais no site em memória ao Flipside:http://flipsidefanzine.com/

Nenhum comentário: