quarta-feira, outubro 22

Punks na cidade- Documentário mostra o movimento punk em Curitiba nos anos 80

Documentário, feito no melhor do estilo faça-você-mesmo, mostra o início do punk, sua chegada no Brasil, e na cidade de Curitiba. O longa-metragem reúne várias entrevistas, fotos e vídeos de pessoas que participaram da cena punk em Curitiba e no Brasil, principalmente nos anos 80.
O documentário “Punks na Cidade” de Darwin Dias é um projeto antigo. De acordo com Tácito Cordeiro, colaborador e co-produtor do documentário a idéia surgiu em 96, só que em outro formato.
“eu tinha a idéia de fazer um livro, aí um dia conversando com o Darwin, ele também disse que estava a fim de fazer uma coisa a respeito disso”
As filmagens começaram em 2000, em 2003 houve uma pré-estréia, porém o projeto só foi finalizado em 2005. Durante 5 anos foram realizadas dezenas de entrevistas, viagens, material foi coletado, um intenso trabalho de pesquisa foi realizado apesar das dificuldades técnicas.
“o que era difícil é que era uma câmera só e tinha dia que não tinha como entrevistar as pessoas, também era complicado que ele (Darwin) tinha o trabalho dele”.
A reconstituição histórica foi realizada de acordo com os fatos mais marcantes do período.“foi feito um resumo de lembranças dos fatos daquela época”.
O documentário mostra a efervescência cultural na cidade de Curitiba, depoimentos de intergrantes das primeiras bandas punks, e das pessoas que viveram o punk no seu período mais ativo na cidade. Tácito comenta sobre a diferença entre o Botinada e o Punks na Cidade, que é um longa metragem "tem o Botinada, mas ele se prende lá, o nosso já faz um breve resumo internacional, um breve resumo nacional, pra poder mostrar o que foi acontecendo até a coisa chegar.”
Tácito ainda pretende legendar o documentário, em inglês, espanhol e francês, para que ele seja enviado para festivais.
Existem alguns documentários sobre Punk no Brasil. Segue uma pequena lista.
"Garotos de suburbio" do Márcio Meirelles, de 1983 -
"Punk molotov" de João Carlos Rodrigues, de 1984/5
“Botinada” de Gastão Moreira“O Punk Morreu?”
Recentemente exibido no DIY Fest
Confiram a parte 1 do DOC clicando em PUNKS NA CIDADE

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO BOM ISTO,UM BOM TRABALHO,EU SEU UM VELHO PUNKY DO ARGENTINA ISTO PEGO FORTE EN MEU CORAZAO,BELEZA!!!!EU QUERO UM MAIL DE ESTAS PESSOAS QUE FAZEM ESTE DOCUMENTARIO¿TA?PASA PRA MI UM MAIL AQUI EU DEIXO MEU MAIL adekadecnia@gmail.com
http://www.issuu.com/dekadenciahumana
AHI PUDE VER A DINIZ,ELE SE CARTEABA CON MEU EN LOS ANOS 80...POR FAVOR UM MAIL DE ELE!!!!! DEKADENCIA G