terça-feira, julho 22

Parte 4- RELATO DO MEIO HARDCORE/PUNK - Scene Report FLORIANÓPOLIS-

Os eventos... Por Yuri Gama
*1* O primeiro evento organizado pelo Sala13 foi o show do ROT de São Paulo, em pleno feriado de 7 de setembro, no Plataforma Bar, em São José, cidade conurbada a Florianópolis. Este contou com a presença também da banda de Curitiba Nieu Dieu Nieu Maitre; de São José vieram as bandas Republicaos e Sengaya e, da ilha, Odium Capitale.
-Foi ótimo. Deu um bom público, o coletivo conseguiu cobrir todos os gastos e ainda sobrou um tanto que foi depois investido no conserto de alguns cubos de guitarra que acabaram queimando. A política de preço dos ingressos estabelece preços entre 5 e 10 reais, nunca passando disso.
*2* A partir daí, os planos convergiram para a produção de um show por mês e contou com o segundo realizado no dia 12 de novembro com 3 bandas de fora: M.ine de SP, Nunca Inverno e Bring To Life, ambas de Blumenau – Santa Catarina. As apresentações foram divertidíssimas e todo o role foi inesquecível. Porém, tudo acabou conspirando para a presença somente de 22 pagantes – feriadão, chuva e num local de difícil acesso (Plataforma Bar). Mas enfim, punk rock é isso aí, algumas vezes nos damos bem, outras tropeçamos.
*3* O evento seguinte ocorreu na associação comunitária do bairro Córrego Grande, na última semana de novembro e foi organizado pelo pessoal da banda Cabeleira de Berenice. Teve bancas com materiais independentes para venda e bandas locais sendo uma de punk rock e outras experimentais. No início teve duas conversas: uma com o GAFe (Grupo de Ação Feminista) e uma com o Sala 13 sobre Faça-Você-Mesmo.
-O local era perfeito, uma espécie de galpão bem arejado, com partes com claridade natural e outras mais escuras.
A idéia é fazer, no final de 2008, em dois dias, o primeiro festival de hardcore/punk de Floripa. É arriscado, não sabemos ainda se existe público suficiente e se vamos ter pernas até lá, mas enfim... é preciso jogar os dados, senão morremos no mesmo lugar e nunca melhoramos. Após o coletivo ter se fixado na cidade, o mesmo grupo de pessoas resolveu dar um passo a mais e criou o selo/distro Luz Vermelha. Pegaram o gancho da gravação de 6 músicas do Fornicators com o Leco, no porão do Tadeu, e lançaram o EP da banda. O silk usado na capa e na contra-capa foi desenhado pelo camarada Bá de São Paulo; e as capinhas e os CD-R’s foram feitos/queimados pelo próprio pessoal do Luz Vermelha, numa madrugada regada a muito garage punk e punk 80.
*4* Retomando o curso de eventos, o próximo que veio na lista foi a festa do Movimento Passe Livre no dia 1º de dezembro, organizada em conjunto com o Coletivo Sala 13, no qual tocaram as bandas Sem Osso, Cabeleira de Berenice, Republicaos e Fornicators. Um sexto do lucro ficou com o Sala 13 e o resto com o movimento.
-As bandas tocaram à tarde e à noite teve discotecagem de reggae, dub e calypso. É preciso dizer que durante todo esse tempo o local de reunião do coletivo e do selo está se voltando tanto para o apartamento do Bira, quanto para, nesses últimos dois meses, o Estúdio do Buraco, local que foi recém inaugurado com uma sessão delirante do Fornicators/Sem Osso.
*5* Após essas duas festas, o coletivo organizou no dia 18 de dezembro, no Pã Pub, pra finalizar o ano de 2007: Hit Me Back (EUA), F.O.M.I. (SP), Sem Osso, Fornicators e U Pai, com um ambiente altamente intenso, sendo a última apresentação do U Pai, com direito a reggae lisérgico de 6 minutos, uma apresentação brutal dos caras de Los Angeles e a atuação surpresa do F.O.M.I. com o seu hardcore camaleão.
-Apesar de algumas tensões organizativas, tudo correu bem e conseguimos cobrir todas as despesas, pois a casa estava bem cheia. Mais um ano termina, porém o barco não pára, ao contrário, está a todo vapor e desbravando mares jamais navegados por estes que se transformam protagonistas de seu cotidiano. Que constróem seus destinos com suas próprias mãos. Podem não mudar o mundo radicalmente e pode não haver muita novidade para quem leu até aqui, mas uma coisa é certa: estão produzindo material para rechear as histórias de suas vidas, e melhor, do seu próprio jeito.

RELATO DO MEIO HARDCORE/PUNK - Scene Report FLORIANÓPOLIS-Parte 5 – Shows 2008 Jan/jul.

Nenhum comentário: